Presente há muito tempo, o WordPress segue sendo líder de mercado. Saiba por que escolher ou não a plataforma para o seu site.
Para quem cria e cuida de sites, o WordPress é uma plataforma amplamente conhecida. Mais de 1/3 dos sites da internet usam o WP como CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). Mas considerando que ele existe há tanto tempo (desde 2004!), surge a dúvida: será que ainda vale a pena usar o WordPress? Existem plataformas melhores? Confira no texto!
Um site fácil de navegar, bonito, com recursos úteis e leve. Todas essas características são buscadas por qualquer um que desenvolva uma página online, seja pessoal, para uma empresa ou para uma organização. E o WordPress é capaz de oferecer todos os itens citados.
É por isso que sim, o WP ainda vale a pena. Confira alguns dos motivos que mostram isso.
O WordPress vai além dos templates prontos, e permite a total personalização dos recursos.
Além disso, o software do WP é gratuito e ilimitado quanto às suas possibilidades para os desenvolvedores.
O WordPress permite a instalação dos mais diversos plugins, que adicionam novas funcionalidades para tornar o site adaptado ao que você deseja.
O WP não domina o mercado à toa: ele é utilizado porque é seguro, tem um bom suporte e é utilizado por empresas e governos no mundo todo.
Nem tudo é perfeito, e o WP também tem alguns “defeitos”. Os mais citados são os riscos de segurança, já que sites baseados em WordPress são alvo de hackers constantemente.
Outro problema é o tempo de carregamento das páginas, que é comum quando há muitos plugins nos sites feitos em WordPress.
Mas calma: é possível, sim, contornar esses problemas. Tudo pode ser facilmente resolvido e até mesmo evitado pelos especialistas. Eles irão identificar e analisar as principais causas dos problemas para aplicar as soluções mais adequadas para o seu site.
Só um bom provedor vai garantir que o seu site em WordPress seja mais rápido.
Os data centers utilizados para o seu site também interferem na lentidão. Opte por um servidor físico perto dos seus usuários, para diminuir a latência.
Como dissemos, os temas do WordPress podem ser os vilões do seu site. Fique atento para usar temas com códigos otimizados e compatíveis com vários navegadores.
Esse é um clichê que vale ser reforçado: as imagens precisam estar em formatos otimizados, como o jpeg, webp e png. Quanto mais leve, sem perder a qualidade, melhor.
Se você tem plugins que não estão sendo utilizados no WP, é hora de desinstalar para tornar seu site mais rápido.
Existem várias ferramentas para testar a velocidade do seu site. Depois de finalizar os ajustes acima, confira na prática se as alterações deram resultado. As principais ferramentas de teste são: GTmetrix, WebPagetest, YSlow, Google Test My Site e Pingdom.
Gostou das dicas? A Domatech conta com um time de especialistas em desenvolvimento de sites visando o melhor desempenho da sua página. Entre em contato conosco e conte com a nossa ajuda para desenvolver e gerenciar o seu site!