Principalmente após o período de pandemia, digitalizar seu negócio e estar presente online tornou-se essencial. De acordo com uma pesquisa da ContentSquare, até 2021, 66% de todas as visitas online são provenientes de smartphones.
Com tantas mudanças no comportamento de compra das pessoas e o aumento da confiança nas compras online, as empresas estão correndo para tornar suas marcas, experiências de compra e e-commerce relevantes e diferenciadas das demais. Caso contrário, os consumidores irão recorrer aos concorrentes em questão de segundos. Afinal, quem não é visto não é lembrado.
Quer saber quais são as principais etapas e vantagens de ter um site próprio? Continue lendo o texto a seguir!
Colocar um site em funcionamento é uma tarefa simples. Atualmente existem diversas ferramentas que podem agilizar esse processo sem exigir conhecimentos de programação e design.
No entanto, a simples criação de um site pode não ser suficiente para ele atingir seu público-alvo e realmente alcançar os resultados e vendas desejados. O maior desafio é conseguir criar uma página que converta os leads e seja atrativa.
Esses desafios incluem otimização de SEO para mecanismos de pesquisa, responsividade móvel do site, estratégia de conteúdo e a segurança dos dados de navegação.
Por isso, para conquistar a credibilidade da sua página no ambiente online é necessário um certo investimento. Contratar uma equipe especializada é provavelmente a melhor alternativa.
O primeiro passo a ser dado deve ser o registro do nome de domínio do seu site, ou seja, o endereço, também conhecido como URL. Ele precisa ser único, por essa razão, é fundamental registrar o domínio. Da mesma forma que você registra uma marca, você deve fazer isso com o link do seu site.
Os domínios mais comuns são “.com” ou “.com.br”. Mas existem outros, como “.gov” ou “.org”, dependendo da categoria do seu produto ou serviço.
Se a URL desejada já estiver registrada, você pode tentar encontrar o proprietário e fazer uma proposta para comprar o domínio, mas o mais recomendável é escolher um nome diferente.
Há uma taxa anual para manter o nome registrado, mas geralmente é um valor baixo. Você pode registrar seu domínio diretamente com a contratação do serviço de hospedagem ou com a agência responsável pela gestão de domínios no Brasil: registro.br.
A hospedagem funciona como um espaço virtual para o seu site, onde você pode distribuir informações sobre sua empresa, produtos, fotos, etc. Normalmente, os contratos de hospedagem vêm com o registro de domínio. Isso é importante para manter seu site totalmente funcional, pois as opções gratuitas existentes podem não fornecer o melhor desempenho e usabilidade de suas páginas.
Uma das etapas mais importantes para colocar seu site no ar é a etapa de criação da página. É importante definir qual será o objetivo dela, se será apenas um espaço institucional com dados de contato, se terá um portfólio com os produtos ou será um e-commerce. Existem sistemas que trazem layouts prontos com recursos de customização, onde você apenas alimenta a página com o texto e arquivos necessários.
O mais utilizado é o wordpress.org. Mas o melhor a se fazer nessa fase é contratar uma equipe dedicada à criação de sites, como a Domatech. Eles avaliam o tamanho do seu negócio, as ferramentas que você realmente precisa e aplicam técnicas de SEO e experiência do usuário (UX) para que suas páginas funcionem corretamente.
Por exemplo, quando você procura um restaurante e não encontra informações atualizadas sobre o cardápio e horário de funcionamento, é provável que perca a confiança no estabelecimento, pense que não está aberto e desista de buscar mais informações sobre o local.
Viu como é importante fortalecer a presença online da sua marca com um site? Muito além dos motivos listados acima, estar disponível nas redes é estar visível e acessível ao público e mostrar sua seriedade de negócio.