Como saber se a usabilidade da sua loja virtual é boa?

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Como saber se a usabilidade da sua loja virtual é boa?
Boa usabilidade, UX, UI... saiba a importância de todos esses conceitos para melhorar sua loja online.

Quem tem uma loja online já sabe: a experiência de uso é um fator decisivo para um cliente comprar ou não seu produto. Saiba tudo sobre a importância da boa usabilidade para que a sua loja virtual decole!

O que é usabilidade em uma loja virtual?

No mundo do desenvolvimento web, a usabilidade diz respeito à construção de um ambiente online fácil de entender e navegar para o usuário.

Ou seja, a boa usabilidade de uma loja online é aquela que oferece para o seu potencial cliente a melhor forma possível de navegar e chegar ao objetivo final, no caso, a compra.

O que é UX/UI? Qual a diferença?

UX

A usabilidade de um site, inclusive, é um dos pilares da UX, que é uma sigla em inglês para User Experience, ou experiência do usuário.

Como o nome já indica, a UX diz respeito à experiência de um usuário dentro de um site. Encontrar os produtos que você procura, ter uma boa usabilidade e sair satisfeito são alguns dos objetivos da boa UX.

Falando nos pilares, além da usabilidade, existe a utilidade, a facilidade de localização, a acessibilidade a credibilidade e o valor.

UI

A sigla UI abrevia User Interface, ou seja, interface para o usuário. Você não está errado caso confunda, pois UX e UI estão intimamente ligados.

O UI design é focado em criar as melhores interfaces e pontos de contato com o usuário, seja via site ou app, para que o seu caminho seja agradável e aumente as suas chances de chegar ao objetivo final. Já o UX design é responsável por tornar esse caminho trilhado mais agradável, interessante e útil (olha a usabilidade aí).

8 elementos essenciais para uma boa usabilidade

Voltando à usabilidade, é importante saber que todo site e toda loja virtual, para ir ao ar, precisa passar por um teste de usabilidade. Esse teste serve para verificar se a loja é de fato fácil de usar, sempre pensando na perspectiva do usuário final. Confira um checklist dos elementos mais importantes para essa boa usabilidade. Será que seu site passa no teste?

1. Arquitetura da informação

Esse tópico trata da organização de informações do seu site, ou seja, o design estrutural dos dados. Uma boa arquitetura da informação diz respeito ao uso de barras de navegação, categorização de produto, etc.

2. Acessibilidade

O universo digital precisa ser acessível para todos, por isso a acessibilidade é tão importante na hora de construir um site. Boas dicas são a disponibilização da alteração do tamanho da fonte e do contraste e preencha sempre a descrição e o texto alternativo das imagens.

3. Padronização

Não só por motivos estéticos, mas também para a experiência do usuário, a padronização é muito importante. Mantenha tudo na mesma identidade visual e com as mesmas lógicas de botões, onde clicar, menus, etc.

4. Imagens de produtos otimizadas

Otimizar imagens é um trabalho importante para fazer com que o seu site carregue em todo tipo de dispositivo e também em conexões mais lentas. A otimização envolve utilizar imagens menos pesadas, em formatos mais compactos, mas sem perder a qualidade.

5. Descrições completas dos produtos

Como o nome já indica, as descrições mais completas ajudam o usuário a tirar suas dúvidas e, também, ter mais confiança na hora de comprar no seu site. Você conhece seu segmento como ninguém: inclua TODAS as informações necessárias e que despertam dúvidas.

6. Ajuda e documentação

FAQs e termos de uso podem parecer áreas que não são acessadas, mas, na verdade, são muito importantes para que o usuário resolva o problema sozinho. Invista nesse tipo de página no seu site.

7. Prevenção de erro

A prevenção de erros serve para evitar que o usuário desista da compra ou realize outros comportamentos indesejados no site. A criação de caixas de confirmação são uma ótima forma de passar no teste neste item.

8. Compra com poucos cliques

O nome já diz tudo: para um e-commerce, a possibilidade de comprar rápido é fundamental para vender mais e agilizar a experiência do usuário. Se possível, diminua o número de cliques necessários ou crie um botão “Comprar com um clique”, que leva a pessoa direto para a tela de confirmação da compra.

Essas técnicas são conhecidas como heurísticas de Nielsen, um renomado cientista da computação. Esses “mandamentos” devem ser considerados como uma estratégia permanente para o desenvolvimento de sites e lojas online. Ou seja, nem tudo precisa ser resolvido agora – o importante é que eles estejam no cantinho da mesa para garantir que o seu site esteja sempre com a melhor usabilidade possível.

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