No final de 2022, o mundo foi surpreendido por um novo programa que promete mudar a forma de utilização da IA — Inteligência Artificial, revolucionando os modelos de trabalho e impactando serviços já existentes: o ChatGPT.
Filho da OpenAI, empresa unicórnio, sem fins lucrativos, criada em 2015 pelos entusiastas Elon Musk, Sam Altman, Greg Brockman, Ilya Sutskever e Wojciech Zaremba, o novo modelo de robô virtual faz parte de uma gama de Inteligências Artificiais Generativas.
Essas novas tecnologias, consideradas as meninas dos olhos do Vale do Silício, são capazes de darem respostas exclusivas aos usuários, com criação de conteúdos próprios, como textos, slogans, roteiros e até mesmo códigos mais complexos.
O ChatGPT é uma ferramenta vinda de uma área de pesquisa da Inteligência Artificial chamada Processamento de Linguagem Natural (PLN). Através de um diálogo fluido e amigável, busca responder às mais diversas questões dos usuários, sempre apresentando respostas assertivas, rejeitando soluções inadequadas, e com constante aperfeiçoamento de resultados.
A grande facilidade do seu uso é a habilidade de entender o contexto das perguntas feitas e reproduzir a resposta em um diálogo coerente e relevante ao que foi questionado.
Se inicialmente a ferramenta era usada como chatbot inteligente para ajudar empresas a aprimorar seu atendimento ao cliente, agora se tornou autônoma, parecendo ganhar vida e podendo ser útil em diversas áreas de um mesmo negócio.
Muito do que é usado pelo sistema do ChatGPT já vinha sendo encontrado no mercado, porém agora estamos assistindo à popularização do uso de IA na resolução de problemas do dia a dia de diversos setores novos.
Áreas voltadas para dados, música, criatividade, programação, marketing, design, áudio e vídeo podem ser beneficiadas pela ferramenta.
Com ela é possível otimizar serviços como:
Ao fazer o input de uma pergunta, o usuário pode receber sua resposta da maneira que especificar, em um artigo, uma lista, ou um parágrafo. Pode redefinir o formato da resposta, pedir para a ferramenta reescrevê-la, alterar o contexto, inserir restrições, mudar o objetivo, além de alterar o idioma para mais de 100 línguas.
Não perca mais tempo com pequenas demandas e amplie os horizontes. Veja algumas outras ideias de uso do ChatGPT:
Gere sua agenda semanal – Especifique suas demandas, pausas, reuniões e tarefas.
Acelere a criatividade – Peça ideias de presentes, dicas de filmes.
Planeje viagens – lugares para se hospedar, restaurantes próximos, melhores voos.
Crie modelos de respostas de e-mails – Desenvolva um modelo para falar com cada setor.
Organize checklists – Não deixe nada passar em suas reuniões.
Use as traduções – Fale com fornecedores do mundo todo de forma correta e coerente.
Em sua fase de testes, a ferramenta pode ser utilizada de forma gratuita, porém é comum o servidor estar muito ocupado, devido a tantas solicitações de uso. Para conhecer mais e testar, acesse: https://chat.openai.com
Vale lembrar que toda inteligência artificial necessita de um humano especializado para pilotá-la.